Ir para o conteúdo

Ana Prestes @DF

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Notas sobre o Distrito Federal - 10/08/18

10 de Agosto de 2018, 10:28 , por Roberta Quintino - | No one following this article yet.
Visualizado 10 vezes

3cde2df3 87d9 4004 a639 5e7058967285


- Uma Frente Suprapartidária de Mulheres pelo DF, formada por 50 pré-candidatas do DF de 11 partidos, teve seu lançamento no último dia 8 de agosto. Apesar de serem de partidos diferentes, as mulheres se unem em torno de pautas como combate à violência doméstica, igualdade salarial e representatividade na política. O maior foco da unidade, no entanto, é a ocupação do parlamento para diminuir a sub-representação das mulheres no legislativo.

- Dos 19 casos de feminicídio ocorridos este ano no DF, em pelo menos 9 as vítimas sofriam ameaças ou agressões constantes de seus companheiros.

- Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que em 2017 ocorreram 60 mil ocorrências nacionais de estupro, um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior. Foram ainda notificados 221,2 mil casos de violência doméstica, o que representa 606 casos por dia.

- Imprensa local segue publicando o desenrolar da investigação da Polícia Civil sobre as suspeitas de tráfico de influência no atual governo do GDF. Hoje irmão do governador aparece nas notícias.

- A denúncia do Ministério Público Federal sobre Gim Argello foi aceita ontem (9) pelo juiz Sérgio Moro.

- O Tribunal de Justiça do DF absolveu o ex-governador Agnelo Queiroz em ação de improbidade administrativa do MP do DF, por suposta prática de nepotismo. Esse é o oitavo de nove processos a ser arquivado.

- Já a Deputada Distrital Sandra Faraj virou ré por improbidade administrativa em ação ajuizada pelo MPDF aceita pela 5ª Vara de Fazenda Pública.

- A saída de Paula Benett da corrida por uma vaga na câmara dos deputados representantdo o DF mobilizou movimentos locais e de todo o país. A rede nacional RedTrans Brasil publicou nota de “solidariedade e clamor” pela manutenção da candidatura. Ela é do PSB e estava como candidata na coligação formada por PSB, Rede, PDT, PV e PCdoB.

- O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) vetou o Projeto de Lei nº. 587 de 2011, que proibia a indicação de prazo para o uso dos créditos do cartão de Vale Transporte e do Cidadão. A decisão tem como justificativa diminuir as possibilidades de fraudes no sistema de bilhetagem.

- O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) detectou uma falha na convocação de mesários para as eleições de outubro. De acordo com o Tribunal, houve problema no envio das correspondências. Mesmo assim, quem estiver na lista e não aparecer pode ser punido.

- Os servidores da assistência social do Governo do Distrito Federal (GDF) decidiram aderir hoje (10) ao Dia do Basta, movimento nacional de paralisação de trabalhadores organizado por centrais sindicais com apoio das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

- O CCBB Brasília deu início à 26ª edição Festival Internacional de Animação do Brasil. A programação vai até o dia 12 e conta com 38 sessões. São filmes infantis, curtas-metragens e até documentários feitos em animação.

- Acontece hoje no Sesc Garagem (913 sul) o segundo dia do Ocupa Las Manas, Mamas, Monas e Minas, um festival de apresentações artísticas de mulheres do DF.

- O Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) vai receber a mostra de hoje (10) a domingo (12) a mostra L.A. Rebellion, com longas, curtas e médias do cinema negro norte- americano dos anos 70. A programação é do Cine Beijoca, um projeto de extensão da Faculdade de Comunicação da UNB, que promove o cinema itinerante pelo DF.

- O documentário “Ser Tão Velho Cerrado” estreia esta semana e traz um debate sobre o estágio avançado de destruição do cerrado como um bioma responsável pelo equilíbrio de todos os outros no Brasil.

- Após 82 dias de seca, voltou a chover na cidade. A previsão do Inmet é que as chuvas sigam nesta sexta-feira (10).

- Faltam 58 dias para as eleições de 7 de outubro.