Ir para o conteúdo

Ana Prestes @DF

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Notas sobre o Distrito Federal 08/08/18

8 de Agosto de 2018, 12:18 , por Roberta Quintino - | No one following this article yet.
Visualizado 54 vezes

3cde2df3 87d9 4004 a639 5e7058967285

 O DF teve três feminicídios nos últimos três dias. Chegou a 19 o número de mulheres mortas no DF. Esse é o mesmo número de 2017 inteiro. Ainda faltam 5 meses para chegarmos ao fim do ano. Quantas mulheres ainda vão morrer? Em briga de marido e mulher se mete a colher sim.

- No caso mais recente, ontem (7), um policial militar atirou em sua ex-mulher no Riacho Fundo 2 e depois se suicidou. Eles tinham três filhos: dois meninos (11 e 5 anos) e uma menina de 8 anos. Família relata que ele não aceitava o divórcio e já havia ameaçado ela com arma.

- Uma professora da UNB, Lourdes Bandeira, do Departamento de Sociologia, está para lançar um livro sobre o feminicídio. Ela estudou 1,7 mil casos de mortes de mulheres nos últimos três anos. Segundo a pesquisadora, o feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte e as motivações dos crimes costumam ser porque mulheres querem se separar e o companheiro não aceita, além da suspeita de adultério e dificuldade de aceitação de que a ex-parceira siga uma vida de solteira. (fonte: CB).

- Outra pesquisadora da UNB, a antropóloga Lia Zanotta, afirma que a visibilidade dos casos faz aumentar as denúncias e torna o processo judicial mais eficaz. Para ela a condição da mulher hoje é fruto da idealização de uma sociedade desde o Brasil colonial. (fonte: CB).

- O Senado aprovou na noite de ontem (7) o projeto da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) que aumenta a pena para estupro coletivo e criminaliza a vingança pornográfica e a divulgação de cenas de violência sexual.

- Deputados distritais do DF foram autuados pelo MPF por elaborarem pareceres favoráveis a projetos que aumentavam o déficit fiscal no orçamento do DF. São acusados de improbidade administrativa.

- Pelo menos 10 leitos da UTI pediátrica do Hospital Regional de Santa Maria foram fechados na manhã de ontem (7). Crianças com necessidade de tratamento intensivo foram transferidas para as enfermarias. Motivo é a falta de pagamento do GDF da mantenedora, que a propósito é uma das investigadas na CPI da Saúde. Quando a saúde é presidida meramente pelas “leis do mercado”, muitas vidas são colocadas em jogo.

- A operação da polícia civil que investiga o GDF por tráfico de influência tem como foco a ampliação do espaço destinado (potencial construtivo) a um shopping da cidade, no Lago Norte. Gestão da saúde também está sendo investigada.

- Pelo menos 30 lideranças de povos de matriz africana, indígenas, camponeses e de movimentos urbanos ocuparam o Ministério da Cultura na noite de ontem (7) e dizem que só sairão após serem ouvidos pelo Ministro Sá Leitão. O grupo pede representatividade no Conselho Nacional de Políticas Culturais, a implementação da lei de mestres e mestras, a indicação na presidência da Fundação Cultural Palmares e da Secretária ou Secretário Especial de Políticas de Igualdades Raciais (SEPIR), além de lançamento de edital para pontos de cultura e a aplicação do plano nacional de desenvolvimento sustentável dos povos de matriz africana e de terreiros.

- Trabalhadores dos Correios decidiram ontem pelo início de uma greve por tempo indeterminado em todo o Brasil.

- Servidores da assistência social do GDF têm protesto marcado para as 9h da sexta, 10 de agosto. A categoria realizou a mais longa greve de sua história, de 83 dias, no primeiro semestre de 2018.

- Projeto Cine Circular funcionará entre os dias 11 de agosto e 30 de setembro. Vai exibir vários filmes e passará pelo Paranoá, Santa Maria, Gama, Riacho Fundo, Ceilândia, Brazlândia, Cidade Estrutural e Parque da Cidade.

- A jornalista Conceição Freitas entrevistou mais de 80 pessoas que participaram da construção de Brasília. Ela selecionou 56 dessas histórias e fez um livro que será lançado no sábado (11) na Banca da Conceição na 308 Sul a partir das 9h.

- Caixa Cultural e CCBB recebem este mês exposições sobre o continente africano.

- O espetáculo “O Auto da Camisinha” da Cia Hierofante será apresentado no domingo (12) às 10h e às 17h na Torre de TV.